Título do trabalho: POMAR MELÍFERO

Autoras:  Ana Carolina Chiaromital Ribeiro e Yone Guatta CandiottoFontes: Relato de moradores antigos da região

Bibliografia: Lorenzi, H. Árvores do Brasileiras

Vol. 1/1992 e 2/1998 - Ed. Plantarum

L.P. Morellato – História Natural da Serra do Japi

Publicação da S.M.A. – Reflorestamento para o Estado de São Paulo. (acima de cota 800m)

Fotos H. Lorenzi

CAPIXINGUI Croton floribundus - Euphorbiaceae

Floresce nos meses de outubro a desembro e seus fruto atraem pássaros, suas flores abelhas, atinge altura de 6 a 10 metros. Como árvore pioneira é tolerante à áreas abertas, de crescimento rápido, é útil para plantios em reflorestamentos de áreas degradadas de preservação permanentes.

MULUNGU Erythrina mulungu - Leguminosae-Papilionoideae

Plante perto de seu lago, pois gosta de umidade, mas também cresce no seco, é extremamente ornamental, floresce de julho a outubro. Suas flores são muito visitadas por beija-flores, periquitos, papagaios e outras aves para se alimentar de seu néctar. Crescimento moderado

CANELA BATALHA Cryptocarya aschersoniana - Lauraceae

Atinge a altura de 15 a 25 metros seu crescimento é lento muito recomendada para sombreamento rural , seus frutos são consumidos por várias espécies de animais tornando-a interessante para o reflorestamento de áreas degradadas.

 

LEITEIRO Peschiera fuchsiaefolia - ApocynaceaeFrutifica abundantemente todos os anos , suas flores brancas muito ornamentais surgem de outubro a novembro.O arilo vermelho que envolve suas sementes é avidamente procurado por pássaros.

 

BACUPARI Rheedia gardneriana Guttiferae

Com frutos comestíveis e muito saborosos é particularmente útil para suprir alimentação à fauna em geral. Floresce nos meses de agosto-setembro. Característica do interior da mata,de beira de rios e córregos.

GUABIROBA Campomanesia xanthocarpa Myrtacea

Seus frutos são comestíveis e saborosos, com alto teor vitamínico; são consumidos in natura e usados para o preparo de licores e geléias. Floresce durante os meses de setembro e novembro. A árvore apresenta copa bastante decorativa podendo ser usada em paisagismo.

CAMBUCI Campomanesia phaea – Myrtaceae

Crescimento moderado, floresce de agosto a novembro e seus frutos comestíveis ou ingeridos como sucos, são também consumidos por pássaros. A árvore reúne ótimas características ornamentais, principalmente pela forma delicada da copa e da folhagem, indispensável nos reflorestamentos. Altura de 3 a 5 metros.

 

GRUMIXAMA

Eugenia brasilienses - Myrtaceae

Além de atrair abelhas e pássaros possui ótimas características para paisagismo pelo seu pequeno porte e formato da copa. Floresce a partir do final do mês de setembro.

 

PITANGAEugenia uniflora - Myrtaceae

É planta amplamente cultivada em pomares domésticos para produção de frutos ,que são consumidos ao natural e na forma de sucos ou geleias. É recomendavel seu plantio destinado à recomposição de áreas degradadas , visando proporcionar alimento à avifauna.Floresce de agosto a novembro.

UVAIAEugenia pyriformis Myrtaceae

A uvaia floresce entre agosto e setembro e seus frutos são muito apreciados por pássaros e também para confecção de sucos e geléias. Atinge altura de 6 a 13 metros.

7 CAPOTESCampomanesia guazumaefolia Myrtaceae

Seus frutos são comestíveis e deliciosos, contendo alto teor vitamínico; consumidos em natura ou em doces caseiros, são também muito procurados por várias espécies de pássaros. Floresce de outubro a novembro,seu crescimento é lento e gosta de local úmido. Altura de 6 a 10 metros.

JATOBÁHimenaea coubaril Leguminosae-Caesalpinoideae.

Floresce durante os meses de outubro-desembro, seus frutos contém uma farinha comestível e muito nutritiva. Árvore de fácil multiplicação não pode faltar na composição de reflorestamentos.

TAMANQUEIRA

Aegiphila sellowiana Verbenaceae

A árvore , floresce durante os meses de dezembro a janeiro, produz elevada quantidade de frutos consumidos por várias espécies de pássaros; por esta razão não pode faltar nos reflorestamentos de áreas degradadas.

 

TARUMÃ

Vitex montevidensis Verbenaceae

As suas flores são meliferas. Os frutos são comestíveis e também muito procurados por macacos, pássaros e outras espécies da fauna.A árvore é bastante ornamental.