Atividades educativas

Passeios, trilhos, passarinhadas e broboletada, a lista de atividades do Labortóiro do Museu biológico do Insituto Butantan é um boa amostra da diversidade de ações e conhecimentos que que lidamos em nosso trabalho

#vemborboletar

Saidas de campo para observar borboletas

O projeto “Borboletas do Butantan” tem dois objetivos principais: entender a situação atual e a variação temporal na riqueza e abundância das espécies de borboletas no parque, para detector mudanças relacionadas a fatores externos, e elaborar material e ações educativas para serem oferecidos ao público, promovendo sua conexão com a natureza através do conhecimento e contato com as borboletas.

 

Ciência Aberta

Atividade educativa onde pesquisadores, técnicos e cineteistas compartilham seu dia-dia cm o público, estividade voltada especialmente a criaçãode uma cultura ciêntífica ns crianças e jovens.  Integra atividades como mão na cobra, extraçãode veneno, e muito mais

O que comem as corujas

Venenos

A divulgação científica faz parte da missão do Instituto Butantan desde o início do século XX. Para esse fim, duas vezes por ano, durante o período de férias, o instituto organiza um evento chamado “Férias no Butantan”, no qual várias atividades de divulgação são organizadas para o público. Em julho de 2018, como prova de conceito, o Observatório de Aves do Museu Biológico ofereceu uma atividade para este evento em que crianças de todas as idades pudessem dissecar pelotas de coruja (restos de material não digerido regurgitado por a coruja, veja a Figura 01). As pelotas, contendo pedaços de ossos, pêlos, escamas, exoesqueleto e outros fragmentos de animais, foram coletadas de ninhos de corujas (Athene cunicularia).

Trilhas na floresta

Passeios educativos

"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum."

#vempassarinhar

Lazer e ciência-'cidadã

 Há muitos anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro oferece caminhadas mensais para observação de aves, guiadas pelo ornitólogo e observador Henrique Rajão. Inspirando-se neste exemplo, desde 2014 o Instituto Butantan oferece aos seus visitantes caminhadas mensais para observação de aves em seu parque, o #vempassarinhar.

Saiba mais

laboratório do museu biológico do instituto butantan

monitoramento, saúde, biodiversidade, ciência cidadã e alegria