Erika Hingst-Zaher

Pesquisadora do Laboratório

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Pós-doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (MZUSP) (2006). Em 2009 concluiu o curso de especialização em Divulgação Científica na ECA/USP. Pesquisador Científico IV do Instituto Butantan. No Museu Biológico, coordena projetos relacionados à pesquisa com vertebrados e divulgacão científica. É responsável pelo monitoramento de longo prazo da fauna do parque do Instituto Butantan, envolvendo aves, quirópteros, pequenos mamíferos terrestres e invertebrados. Tem experiência na área de Zoologia, atuando especialmente nas áreas de biometria e morfometria e suas aplicações em zoologia de Vertebrados, com ênfase em Mamíferos. Na área de Conservação Ambiental, conduziu inventários faunísticos em diversas áreas protegidas na Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia, e participou da elaboração de Planos de Manejo de Parques e Estações Ecológicas no Estado de São Paulo. Atua ainda na área de Museologia, tendo colaborado na montagem de exposições voltadas para a área de História Natural, e na produção de filmes de Divulgação Científica. Organiza o Avistar Brasil, evento de divulgação científica que junta pesquisadores e o público em geral. Desenvolve projetos de Ciência Cidadã, promovendo a participação de não-cientistas na coleta de dados, e ainda na análise destes dados como subsídios para propostas de conservação e saúde. É membro da Sociedade Brasileira de Mastozoologia desde 1991, colaborando como Editora do Boletim da SBMz desde 1992.

Leia mais

Equipe

A equipe do MBIOLab é comp[oate de pesqusiadores, alunos, estagiarios etc.. tods são bem bacana e a gente faz churrsco pra comemorar

Alcides Francisco Dutra Filho

Voluntário

Formado em ciências econômicas, é voluntário no Laboratório. Além de organizar o #vempassarinhar desde 2014, participa de outras atividades oferecidas ao público. Cuida da recuperação e enriquecimento das áreas de floresta do parque, plantando e introduzindo mudas de plantas nativas para aumentar a diversidade de animais. Apoia diversas atividades de pesquisa com a fauna urbana.


alcdutra_AT_hotmail.com

Aline Vieira e Silva

Iniciação Científica
Cursando Ciências Biológicas na USP, bolsista PIBIC, tem como projeto de Iniciação Científica o levantamento e monitramento das espécies de borboletas Ithomiini no parque do Instituto Butantan. Elabora material de divulgação e conduz o #vemborboletar, passeio de observação de borboletas oferecido para o público.
Projeto: "Vem borboletar: combinando pesquisa científica e divulgação científica no parque do Instituto Butantan"
aline7.silva_AT_usp.br

vemborboletar

Amanda De Oliveira Viana

Mestranda
Mestranda em Biotecnologia - ICBII-USP. Graduação em Ciências Biológicas pela UFRRJ, modalidade Licenciatura Plena.
Projeto: "Monitoramento de ectoparasitas e vírus em morcegos do Parque do Instituto Butantan."
viana_AT_usp.br

André Menini

Colaborador - sem vínculo
Biólogo formado pela UNESP, é ornitólogo e realiza pesquisas envolvendo história natural de aves Neotropicais, inventário e motoramento de espécies, ciência cidadã e divulgação científica.
Projeto: "Desvendando a biologia reprodutiva do urutau (Nyctibius griseus) através de dados de ciência cidadã" / "Censo de Aves do Instituto Butantan"
menini.andre_AT_gmail.com

Andressa Sales Garcia

Colaboradora - Sem Vínculo
Cursando Ciências Biológicas na USP, seu projeto de Iniciação Científica consiste no estudo do comportamento de forrageio de aves em ambiente urbano, através de observação do uso de substratos, buscando entender se há competição entre espécies residentes e migratórias.
Projeto: "Comportamento de forrageio de aves migratórias e residentes no Parque do Instituto Butantan"
andressa.garcia_AT_usp.br

Bruno Cardoso Do Amaral

Colaborador - Sem Vínculo
Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2014), apresenta experiência em educação ambiental (mais de 5 anos) e atuação como palestrante, atualmente é pesquisador no Instituto Butantan, onde realiza pesquisas sobre regeneração natural, fitossociologia e manejo de espécies exóticas. Atua principalmente nos seguintes temas: Banco de sementes, banco de plântulas, estudos de sucessão ecológica, ecologia da paisagem, manejo de espécies exóticas, levantamento florístico (Floresta Estacional), frugivoria, dispersão de sementes, manejo e cultivo de plantas epífitas com foco na família Orchidaceae
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Camila Camargo Diasas

Especialização
Bióloga formada na FMU e técnica em meio ambiente pela Escola Técnica Estadual de São Paulo, atualmente cursa especialização em História, Museologia, Divulgação da Ciência e da Saúde pelo Instituto Butantan. Tem experiência em editoração, revisão e produção de conteúdo de biologia para ensino médio, e nas áreas de avaliação de impacto e legislação ambiental. Atua na área de educação ambiental e divulgação científica em espaços não formais, e realiza pesquisa sobre a relação entre o uso de trilhas e espaços verdes, saúde pública e conhecimento científico. Desenvolve material de divulgação científica e educação ambiental para espaços de educação não formal visando a prevenção da saúde humana e a conservação da biodiversidade.
Projeto: "Instituto Butantan: o uso de trilhas e espaços verdes como ferramenta de promoção da saúde pública e divulgação científica"
camila.diasas_AT_gmail.com

Carlos Ernesto Candia-Gallardo

Voluntário
Biólogo, mestre e doutor em Ecologia pela USP, é atualmente pós-doutorando no Departamento de Fisiologia da USP e pesquisador colaborador do laboratório. Realiza pesquisas com ecologia, biologia integrativa e conservação de aves e borboletas. Tem especial interesse em desenho experimental, análises quantitativas e uso de linguagem R como ferramenta. Tem extensa experiência de campo na Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia, e em consultoria na área de meio ambiente. Seus interesses científicos são em ecologia de populações e comunidades, ecofisiologia, padrões temporais de diversidade, regulação e evolução de estratégias para lidar com a sazonalidade ambiental, ornitologia, ciência de dados, biologia da conservação e cronobiologia. Também se interessa por filosofia da ciência e abordagens quantitativas em geral. Apoia iniciativas de livre compartilhamento de conhecimento.
Projetos: "Ciclos sazonais de borboletas em tempos de mudanças climáticas", "Atlas das Aves do Instituto Butantan" e "Aves viajantes".
floresta_AT_gmail.com

Clarissa de Oliveira Santos

Voluntária
Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Durante sua formação profissional adquiriu experiência na área de ecologia de comunidades de aves e educação ambiental. Seus interesses são em ilustração e design naturalista, ecologia de populações e comunidades de aves, e as intersecções das mesmas com a ecologia de paisagens, divulgação científica e ciência cidadã .
Projetos: "Levantamento de ninhos de Aves na área do Instituto Butantan" e "Projeto Andorinha Azul"
clarissaoliveira2204_AT_gmail.com

Denis Vinicius De Mello

Colaborador - Sem Vínculo
Pós-Graduado em Sistemas De Gestão Integrados com foco em Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Segurança e Saúde. Possui formação como Técnologo em Mecatrônica pela FATEC/SP, MBA em Gestão de TI pela FIAP e graduando em Bacharelado em Gestão Ambiental pela pela Universidade de São Paulo. Realizou estudos sobre levantamento e monitoramento de borboletas em áreas verdes urbanas, além do levantamento de ninhos de aves nestas áreas. Colabora na organização de atividades de divulgação científica e disseminação do conhecimento. Possui especial interesse por ornitologia, entomologia e fotografia.
Projeto: "Levantamento de ninhos de Aves na área do Instituto Butantan" “Monitoring the butterflies(Lepidoptera) at the park of Instituto Butantan“ - RCA
denis.mello_AT_usp.br

Eletra de Souza

Bióloga formada na Universidade Federal de São Carlos
Mestranda em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com especialização em Biologia Animal pelo Instituto Butantan e graduada como Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Contribui em atividades de divulgação científica, trabalhos de campo e em organização de alguns eventos como o Avistar Brasil e Semana Nacional da CIência e Tecnologia.

eletra.souza_AT_gmail.com

Enrico Ammirati Rodrigues Tosto

Iniciação Científica
Cursando biologia na USP, bolsista da Fundação Butantan, realiza trabalho de Iniciação Científica sobre a seleção de habitat de aves migratórias e residentes em áreas urbanas. Tem interesse nas áreas de ecologia e zoologia, especialmente de aves, e tem atuado também nas áreas de divulgação científica e educação ambiental.
Projeto: de IC "Seleção de Hábitat de Aves Migratórias e Residentes em Ambientes Urbanos", colaborador no projeto "Aves Viajantes"
enrico.tosto_AT_usp.br

Felipe Bouabci Simoes

Bolsista TT
Graduando em ciências biológicas - USP
Projeto Escalas da Biodiversidade - FAPESP
felipe.simoes_AT_usp.br

Fernanda Gianisela Pricoli

Especialização
Bióloga formada pela FMU, cursa especialização em Biologia de Animais de Interesse para Saúde no Instituto Butantan. Sua linha de pesquisa é a resistência de mamíferos a venenos de serpentes, e atualmente conduz projeto de pesquisa sobre a resistência de pequenos mamíferos silvestres sul americanos ao veneno de Bothrops jararaca. Tem interesse nas áreas de biotecnologia, toxinologia e biologia molecular.
Projeto: "Resistência de pequenos mamíferos silvestres ao veneno de Bothops jararaca"
fernandagpricoli_AT_gmail.com

Fernanda Lelis de Oliveira Cabral

Iniciação Científica
Cursando Biologia no Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, bolsista da Fundação Butantan, realiza estudos com o estado reprodutivo de borboletas. Durante sua formação profissional adquiriu experiência em criação em cativeiro de borboletas em todas as suas fases de vida e educação ambiental.
Projeto: "Estado reprodutivo de borboletas Ithomini (Nymphalidae, Danainae) ao longo do ciclo anual"
fernandaleliscabral_AT_hotmail.com

Gabriel Banov Evora

Especialização
Cursando especialização em Biologia de Animais de Interesse para Saúde no Instituto Butantan, possui formação como Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP - Campus São José do Rio Preto. Realiza um estudo sobre a comunidade de borboletas frugívoras do Instituto Butantan. Tem interesse nas áreas de Ecologia, Fisiologia e Consultoria Ambiental.
Projeto: "Borboletas frugívoras do Instituto Butantan"
gbanovevora_AT_gmail.com

Giulyana Althmann Benedicto

Especialista em Gerenciamento Ambiental (ESALQ/USP), Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas (PUC- Campinas). Responsável pelo anilhamento no projeto "Saúde das Aves" da Jéssica Borges e coordena as seguintes linhas de pesquisa: "Censo das Aves do Instituto Butantan" e "Levantamento de ninhos de Aves na área do Instituto Butantan"


giulyanasp_AT_gmail.com

Guilherme Lessa Ferreira

Voluntário
Biólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em tecnologia para o Ambiente pela UNICAMP, possui experiência em monitoramento e levantamento de fauna e flora, em especial na Mata Atlântica. Desenvolve projetos em ecologia das aves, especialmente sobre frugivoria e migração. Tem interesse em divulgação científica, projetos envolvendo ciência cidadã e educação ambiental.
Projeto: "Uso de ciência cidadã para caracterizar padrões de frugivoria no estado de São Paulo" e "Projeto Andorinha Azul"
guilessa2_AT_gmail.com

Guilherme da Silva Lopes

Especialização
Bioólogo formado na UNINOVE, cursa especialização em Biologia de Animais de Interesse para Saúde no Instituto Butantan. Realiza estudo de levantamento, identificação e monitoramento de abelhas nativas sem ferrão em ambientes urbanos. Tem interesse em projetos de educação ambiental que visam a divulgação e preservação de abelhas nativas.
Projeto: "Levantamento da diversidade de ninhos de abelhas nativas no Instituto Butantan"
lopes.gui.90_AT_gmail.com

Jessica Borges

Bióloga formada na FMU
Bióloga formada na FMU, cursa especialização em Biologia de Animais de Interesse para Saúde no Instituto Butantan. Realiza estudo sobre a saúde de aves em diferentes graus de urbanização, com foco em fatores de estresse e contaminação . Tem interesse nas áreas de ecologia, fisiologia e parasitologia.
Projeto: "Fatores associados a saúde de aves de sub-bosque em áreas urbanas"
jessica.borges1911_AT_gmail.com

João Pedro Macedo de Lima e Silva

Cursando Biologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Cursando Biologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, realiza estudos sobre padrões de migração de quatro espécies de aves do estado e município de SP utilizando base de dados de ciência cidadã. Possui interesse em ecologia, agroecologia e permacultura.
Projeto: "Descrição da variação do timing de migração de quatro espécies de tiranídeos no estado e município de SP com base em dados de ciência cidadã"
bicicletagricola_AT_gmail.com

Jonathan Maycol Branco

Mestrado
Biólogo formado na Universidade de São Paulo, atualmente cursando mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo. Possui interesse em ecologia, sustentabilidade e conservação.
Projeto de ecotoxicologia em andorinha-azul.
jonathanmbranco_AT_gmail.com

Karine Speranza Duarte

Iniciação Científica
"Desempenho locomotor de borboletas Ithomiini ao longo do ciclo anual"

Karlla Vanessa De Carmargo Barbosa

Voluntária
Doutoranda em Ciências Biológicas (UNESP) Coordenação de atividades de divulgação e disseminação científica.
barbosa.karlla_AT_gmail.com

Leonardo Murari

Biólogo formado na FMU
Biólogo formado na FMU, colabora nas pesquisas sobre fisiologia e ecologia de borboletas, visando entender a flutuabilidade de peso dos animais ao longo das estações do ano através da pesagem do conteúdo lipídico desses animais. Tem interesse em compreender a evolução de estratégias para enfrentar as mudanças bióticas e abióticas do ambiente.
leonardomuraribio_AT_gmail.com

Luciano Moreira Lima

Mestre em Biologia - MZUSP
Projeto Observatório de Aves do Instituto Butantan


calyptura_AT_gmail.com

Leia mais

Maria Carolina Tiburcio Dias Belotti

Estágio Obrigatório
Veterinária formada na Universidade Anhembi Morumbi, cursando mestrado na POLI-USP, tem interesse em dinâmica populacional de aves, bioacústica e monitoramento populacional de corujas noturnas. Estuda o desenvolvimento de metodologias de monitoramento acústico autônomo e identificação automática de vocalizações de aves. Colabora na organização de eventos de divulgação científica e disseminação do conhecimento.

maria.belotti.99_AT_gmail.com

Mariana Dutra Fogaça

Bióloga formada pela PUC-SP, mestre e doutora em Ciências pela Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo
Doutora em Ciências pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, Possui graduação em Ciência Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado em Ciências pela Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, é Primatóloga e etóloga. Estuda a relação entre comportamento alimentar de primatas e como este se relaciona com a morfologis e as propriedades físicas dos alimentos, procurando entender qual é o valor funcional e adaptativo destas variáveis e como elas se relacionam durante o desenvolvimento do indivíduo e ao longo da história evolutiva.
Projeto: Saguis do Butantan. Estuda a relação entre comportamento alimentar de primatas e como este se relaciona com a morfologia e as propriedades físicas dos alimentos, procurando entender qual é o valor funcional e adaptativo destas variáveis e como elas se relacionam durante o desenvolvimento do indivíduo e ao longo da história evolutiva.
marifogaca_AT_neoprego.org

Matheus de Moraes dos Santos

Biólogo pela FMU
Biólogo pela FMU, realiza pesquisas utilizando dados das plataformas de ciência cidadã, a fim de contribuir com a difusão da prática no Brasil através da observação de aves. Trabalha com manejo de animais silvestres e exóticos em cativeiro, atuando também nas áreas de educação ambiental e divulgação científica.
Projeto: "Descrição da dieta dos cuculídeos brasileiros utilizando imagens das plataformas de Ciência Cidadã"e "Censo de aves do Instituto Butantan"
cl00wnfish_AT_gmail.com

Paulo Roberto Moura

Biólogo formado pela FMU e técnico em Química
Biólogo formado pela FMU e técnico em Química pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas. Realiza pesquisa sobre migração de aves utilizando dados das plataformas de ciência cidadã visando a conservação das aves. Colabora na organização de eventos voltados para a prática de Observação de Aves.
Projeto: "Migração de Hydropsalis parvula (bacurau chintã) com dados de ciência cidadã"
pauloroberto3266_AT_gmail.com

Pedro Garcia Abilleira De Castro

Bolsista TT

Escalas da Biodiversidade - FAPESP


Priscila Bernardes Couto

Formada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e Biologia pela UNIP
Formada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e Biologia pela UNIP, com especialização em Manejo e Conservação de Animais Silvestres pela Universidade Santo Amaro. Atua na área de manejo e conservação de animais silvestres e exóticos em cativeiro, e em licenciamento de Zoológicos e Criadores comerciais. Colabora com a elaboração de conteúdo para as redes sociais e organização de atividades de divulgação científica, assim como trabalhos de campo e em organização de eventos de divulgação científica.
Projeto: "Biology of the Blue-Fronted Amazon Parrot (Amazona aestiva) in the Instituto Butantan, an Urban Park in São Paulo" e "Perfil fisiológico de glicocorticóides e esteróides em cerdas bucais de baleias que ocorrem no Brasil"
priscilabcouto_AT_gmail.com

Roberto Arruda da Silva Junior

Bolsista TT

Escalas da Biodiversidade - FAPESP


robertoarrudajr_AT_gmail.com

Rosemary Capretz

Voluntária
Formada em Administração de Empresas, voluntária no laboratório desde 2017, atua como uma cidadã cientista identificando abelhas nativas em áreas verdes urbanas e desenvolvendo trabalhos de conscientização da população em relação a importância desses animais. Possui interesse em jardins de atração de polinizadores e meliponicultura.
Colabora com o projeto "Abelhas indígenas no Instituto Butantan"
rcapretz_AT_hotmail.com

Thaís Santos

Colaboradora
Graduada Ciências da Natureza - Licenciatura (USP)
Projeto: Levantamento de ninhos de abelhas indígenas sem ferrão para análise da diversidade e abundância de espécies, comparando ambiente urbanizado e não urbanizado.
thaais.osantos_AT_gmail.com

Vitor Moreira Lima

Biólogo pela Universidade Metodista de São Paulo
Biólogo pela Universidade Metodista de São Paulo, colabora com pesquisas sobre fisiologia e ecologia de borboletas, visando entender a flutuabilidade de peso dos animais ao longo das estações do ano. Tem interesse em compreender a evolução de estratégias para enfrentar as mudanças bióticas e abióticas do ambiente.
Colabora com os projetos: "Ciclos sazonais de borboletas em tempos de mudanças climáticas" e "Desempenho locomotor de borboletas Ithomiini ao longo do ciclo anual"
vitor_bio_AT_outlook.com

Fernanda Viana

Colaboradora - Sem Vínculo
Projeto: "Levantamento de ninhos de Aves na área do Instituto Butantan"

Fernanda Evelyn Santos

Colaboradora - Sem Vínculo
Projeto: "Levantamento de ninhos de Aves na área do Instituto Butantan"

Frederico de Alcântara Menezes

Bolsista TT
projeto Escalas da Biodiversidade - FAPESP

Guilherme Cavicchioli

Voluntário
Projeto "Censo das Aves do Instituto Butantan"
gcavicchioli_AT_gmail.com

Juliana Lima

Colaboradora - Sem Vínculo
Projeto: "Levantamento de ninhos de Aves na área do Instituto Butantan"
limap.juliana_AT_gmail.com

Júlia Amaral Freitas Oliveira

Colaboradora - Sem Vínculo
Graduanda em Ciências Biológicas - Bacharel
amaral.221b_AT_gmail.com

Raquel Pissardo

Colaboradora
Bacharel em Ciências Biológicas
Projeto: Levantamento de ninhos de abelhas indígenas sem ferrão para análise da diversidade e abundância de espécies, comparando ambiente urbanizado e não urbanizado.
raquelcp_AT_usp.br

Rodolpho Gonçalves Da Silva

Voluntário
Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas
rodolpho_poty_AT_hotmail.com

Tarsila Leite Ceruci

Bolsista TT
Graduanda em Ciências Biológicas
Projeto Escalas da Biodiversidade - FAPESP
ceruci.tarsila_AT_gmail.com

João Menezes

laboratório do museu biológico do instituto butantan

monitoramento, saúde, biodiversidade, ciência cidadã e alegria